No ano passado, uma nova teoria que descreve como a evolução favorece os egoístas foi manchete nos jornais. Mas no frigir dos ovos, o sucesso depende do trabalho em equipe e da comunicação, argumentam biólogos evolucionários na revista Nature Communications.
“Descobrimos que a evolução pune quem é cruel e egoísta” afirma o autor do estudo, Christoph Adami, professor de microbiologia e genética molecular da Universidade Estadual de Michigan, em um release. ”Durante um curto período de tempo e contra um conjunto específico de adversários, alguns organismos egoístas podem até ter sucesso, mas o egoísmo não é sustentável em termos evolutivos”.
Os pesquisadores acreditam que a teoria se aplica a todos os organismos e pretendem fazer experimentos com células de levedura, segundo o Daily Mail.
Eles utilizaram a teoria dos jogos em testes de computador para confirmar a teoria anterior, que favorece o egoísmo (conhecida como estratégia do determinante zero – DZ).
Os resultados demonstraram que essa estratégia poderia funcionar no curto prazo se o jogador conhecesse seus adversários e conseguissem explorar seus pontos fracos. No entanto, quando os jogadores eram eliminados, a teoria era derrubada.
“A única maneira de os estrategistas DZ sobreviverem seria reconhecer seus adversários”, afirma o co-autor e microbiólogo celular Arend Hintze. “E mesmo se continuassem vencendo de forma a só restarem estrategistas DZ, no longo prazo eles teriam que evoluir para se tornarem mais cooperativos. Portanto, não seriam mais estrategistas DZ”.
Os pesquisadores analisaram uma situação hipotética, em que a polícia oferece um acordo a duas pessoas que foram detidas. Elas seriam libertadas se denunciassem a outra pessoa, mas se ambas falassem, receberiam uma pena de prisão de três meses. Se nenhuma das duas cooperasse, receberiam uma pena de um mês por um delito menor.
Se os prisioneiros tivessem permissão para conversar, geralmente cooperavam e recebiam a sentença de um mês. Caso contrário, acabavam entregando a outra pessoa.
“A comunicação é fundamental para a cooperação; acreditamos que a comunicação é o que faz a cooperação acontecer”, explica Adami ao Daily Mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário