8 de abril de 2013

FINALIDADE DA ARTE

  
  

  ____ _____________________________________________________________________________
         


            Apesar da dificuldade em definir Arte e a sua função, resta ao que procura estudá-la, uma das noções mais características: a de que um dos objetivos mais importantes é o de causar satisfação ou prazer.
        Quando se consideram comodidades materiais, parece, à primeira vista, que a poesia, a pintura ou a escultura não sejam úteis porque só produzem prazer imediato. No entanto, elas exercem muitas
outras funções: pedagógicas, morais etc. Até mesmo o simples fato de uma obra de arte ser objeto de contemplação e fonte de satisfação estética, já lhe está conferindo função utilitária.
          A função estética é uma das utilidades da obra de Arte. Mas a melhor das utilidades está em que pelo seu cultivo, desenvolve-se a personalidade, pois enriquece as faculdades de percepção e de imaginação, alarga os horizontes espirituais, apura a receptividade emocional. Para isso, é necessário haver experiência em Arte.
         Há artes que são mais e outras menos utilitárias. São, sim, funcionais, por serem estéticas.
Embora ainda permaneça resíduo do conceito de Arte como sendo inútil, não se pode deixar de assinalar a importância que tem e que tem tido, como necessidade indispensável da humanidade.
Está nas raízes da alma infantil, bem como na do homem primitivo, É possível que se possa viver sem Arte, como os animais, porém com Arte viveremos melhor.
          Por meio de seu caráter e ritmo se distingue cada grupo social, raça ou povo. A Arte é o testemunho eloquente do modo de vida de um país e de uma época. A Arte está entrelaçada à vida, mas é mais forte que esta, porque a vida dos povos ou das nações, bem como do individuo, passa e a Arte permanece.
          Não bastam os documentos escritos, ou a tradição oral, para visualizarmos a vida e a cultura dos povos e civilizações desaparecidas. Das construções em ruínas, esculturas aos pedaços, dos cacos de cerâmica, enfeites e adornos pessoais, objetos domésticos, instrumentos de trabalho, de tudo isso que vem à luz do dia e é visto, examinado e estudado pelo homem atual, se ergue à nossa imaginação e possui significado mais duradouro que os grandes movimentos político-sociais.
         É através da Arte que a História ganha vida e se torna realidade. Até onde a tradição pôde alcançar se conclui que o homem da idade mais antiga da Terra esteve: traçou desenhos cheios de vida nas paredes das cavernas, ornamentou sua ferramenta e sua arma, cantaram e dançaram.
Nunca houve, nem há povo algum no mundo que tenha negligenciado totalmente as Artes. As nações se orgulham de seus artistas, poetas, cantores, pintores, compositores. As listas de nomes ilustres que dão destaque à sua pátria é imensa, e se entrelaça com a dos grandes militares, políticos, cientistas e benfeitores da humanidade, ou a segue paralelamente.
        A Arte está em todos os aspectos da vida: na política, na religião, na guerra, no lar, no trabalho, no sentimento. A vida sem Arte seria intolerável e inconcebível. É a fonte onde extrai sua substância, alimento tão necessário à imaginação humana.

O QUE A ARTE E AS PROFISSÕES TÊM EM COMUM?

         Na escolha da profissão é comum a perplexidade do jovem diante desse problema.
        É verdade que alguns desde cedo, já têm em vista determinado setor. Porém a grande maioria se debate na indecisão, não só entre vários caminhos a seguir, como por não sentirem atrativo por nenhum dos que existem. Desconhecem muitas carreiras e profissões, ou então são mal informados sobre elas. Munsterbreg expôs um conceito de que: "nenhum trabalho pode ser realizado por um indivíduo sem que ele possua conhecimento do que se pretende realizar, interesse na sua execução, energia para executá-lo".



INTERESSES

       Outro sistema de classificação é o do agrupamento feito de acordo com o interesse comum. Os interesses são os seguintes:
Mecânico-construtivo               Artístico – plástico
Por Cálculo                               Artístico - musical
Científico                                  Artístico - literário
Persuasivo                                 Assistencial
Administrativo

Idéia geral de cada um destes grupos:

        Há, contudo, ocupações que apresentam predominância de mais de um interesse, dificultando sua colocação em grupos bem definidos. Uma simples análise combinatória dar-nos-ia cerca de 35 agrupamentos com interesse duplo, além dos 9 acima apontados.
         O grupo que ora estudamos é constituído pelas PROFISÕES ARTISTICO-PLÁTICAS, portanto são os Artistas e Artesãos e todos quantos lidam com a FORMA E A COR. Mas outros há que, além desse, apresentam com igual intensidade, conforme apontaremos mais adiante.

Exemplos de ocupações com mais de um interesse:


Artistas
Interesse
Ilustrador
Plástico e Persuasivo
Coreógrafo
Plástico e Musical
Terapeuta Ocupacional
Plástico e Científico
Diretor de Instituição de Arte
Plástico e Administrativo
Cenógrafo
Plástico e Literário- Teatral
Antiquário
Plástico e Comercial
Museólogo
Plástico e Assistente-Adminitrativo
Professor de Artes
Plástico e Assistente-Persuasivo
Crítico
Plástico e Literário e Persuasivo
Arquiteto
Plástico e Mecânico


_________________________________________________________________________________________________________________________________  



Interesse mecânico

      Manifesta-se pela observação da estrutura das coisas e pela curiosidade de ver e experimentar como funcionam e como se constroem. Geralmente, as pessoas que o possuem estão freqüentemente às voltas com: armações, consertos de objetos, brinquedos, ferramentas, aparelhos elétricos e mecânicos, seja em casa ou fora dela. Sentem-se atraídas pelas oficinas, fábricas e outros lugares onde se trabalha com essas coisas.
        A lista de ocupações técnicas é longa. Apontaremos algumas: Engenheiro, Técnico em geral, Trabalhador qualificado, Mecânico, Operário de Indústrias Mecânicas, Operador de máquinas, Construtor.


Interesse por cálculo

        Nota-se naqueles que sentem prazer e facilidade em lidar com números e tudo quanto se refira a Cálculo. Geralmente, nos colégios, são alunos que preferem o estudo da Matemática. São profissionais com esse tipo de interesse: Matemático, Técnico em Computador, Calculista, Contador.


Interesse científico

        Revela-se pela atitude que os indivíduos tomam em relação aos fenômenos acontecidos. Buscam essas pessoas, quase sempre, o porque e o como das coisas e dos fatos. São os cientistas. Há profissionais que não se preocupam com a aplicação da Ciência que estudam ou lhe dão pouca atenção. São os cientistas puros: Físico, Biólogo, Arqueólogo, Filósofo. Há outros em que, na base de seu interesse, está a aplicação e a utilização dos conhecimentos científicos: Médico, Engenheiro, Farmacêutico.


Interesse persuasivo

       A persuasão é a dos que sentem satisfação em convencer as pessoas de algo que supõem útil e necessário que elas conheçam. Possuem raciocínio lógico e facilidade de argumentação. Os jovens manifestam esse interesse com aqueles que discutem e argumentam, que lideram qualquer movimento, ou em prol de uma idéia, ou de atitude a ser tomada. "Vendem" seus ideais, sua "mercadoria", promovem festivais, aconselham amigos. São profissões típicas as seguintes: Professor, Diplomata, Vendedor, Locutor, Catequista, Propagandista, Político, Advogado.


Interesse artístico-plástico

       Manifesta-se naqueles quer gostam de desenhar, modelar decorar, fazer trabalhos artísticos e que encontram nesse veículo seu meio de expressão. São profissões típicas: Pintor, Escultor, Arquiteto, Desenhista, Decorador Fotógrafo, Modista, Tapeceiro, Ilustrador.


Interesse artístico - literário

        Aparece nos que gostam de falar e de ler, de compor versos, escrever artigos e novelas, nos que se preocupam com o estudo da linguagem e da literatura nacional ou estrangeira. São: Jornalista, Professor (de linguagem e literatura ou de idiomas), Bibliotecário, Escritor, Poeta, Novelista, Editor, Ator, Roteirista, Mestre de Dicção, Orador.


Interesse artístico-musical

        É comum aos que gostam de cantar, tocar e compor, que assistem a concertos e exibição musical, que fazem parte de corais, que se preocupam com os acontecimentos musicais, que aprendem com facilidade qualquer assunto musical. São ocupações de: Cantor, Compositor, Maestro, Instrumentista, Professor de Música, Crítico Musical, "Disco-Jóquei" (DJ).


Interesse assistencial

        Manifesta-se nos que gostam de prestar serviços e auxiliar aos demais. No jovem, nota-se pela preocupação de ajudar aos companheiros, de atender outras pessoas, mais velhas ou mais novas, que sente o valor do trabalho com um fim humanitário qualquer. Como profissões de interesse assistencial apontam-se as seguintes: Enfermeiros, Assistente Social, Orientador (Profissional, Vocacional e Educacional), Médico, Diretor de Escola e de Clube, Conselheiro, Agente de Informações.


Interesse administrativo

        Manifesta-se geralmente em pessoas com senso de ordem, de administração, nas mínimas coisas de sua vida, no lar, na escola ou no trabalho e que na própria exposição do pensamento seguem um roteiro estipulado com antecedência. Nos Escritórios, sejam comerciais, de associações ou particulares, as atividades principais são: Administrador, Secretário, Arquivista, Redator de Correspondência, Contabilista, Documentarista, Bibliotecário, Chefe de Pessoal.

http://www.historiadaarte.com.br/linha/default.html
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/cinema-audiovisual-producao-audiovisual-684646.shtml
http://focusfoto.com.br/fotografia-linha-do-tempo/
http://www.brasilescola.com/artes/danca.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário